Imagem capa - O despertar que o coronavírus provocou nos pequenos empreendedores e alguns insights. por Jayara
Atualidades

O despertar que o coronavírus provocou nos pequenos empreendedores e alguns insights.

Como moradora do interior do Ceará, residente na cidade de Juazeiro do Norte e que presta serviços de marketing digital, gostaria de deixar minhas observações e alerta para aqueles que são pequenos empreendedores, assim como eu.

Quantas escolas, faculdades, açougues, padarias, salões de beleza, consultores você conhece? Aposto que são inúmeros. Pois é, todos fomos "forçados" a pensar em alternativas para não deixar de executar nosso trabalho durante esse surto do corona vírus, mas aqueles que, até então, só forneciam seus produtos e serviços de maneira "tradicional" sem nenhuma informatização ficarão no prejuízo, correndo grande risco de finalizar suas atividades.

Como vender carne sem a necessidade do cliente vir até você? Como continuar o período letivo nas escolas da cidade? Como dar treinamento e consultoria se muitos lugares de uso coletivo estão fechados? Sinto muito, mas todas essas questões já possuem soluções, há tempos. E, se nós como empreendedores estamos surtando sem saber como vender e sem um meio de chegar até o nossos clientes, isso mostra o quanto podemos estar parados no tempo! Problemas como esses são resolvidos através dos serviços de delivery, atendimento domiciliar, plataformas de ensino à distância, vídeo-chamadas, dentre outras alternativas.

"Jayara, mas o pequeno empreendedor não tem dinheiro suficiente para investir na informatização". Digo a você que dinheiro não é problema, mas a falta de educação sim. Por isso, peço a você que compartilhe esse alerta para quem você puder.

Deixo aqui minhas sugestões para você tornar seu empreendimento mais informatizado sem a necessidade de gastar muito, garantindo que a sua empresa respire e que não seja infectada drasticamente pelo coronavírus:

  • - Use o whatsapp business para criar um catálogo de produtos e vender on-line sem a necessidade de um site;

  • - Cadastre-se no skype para fazer reuniões, consultorias e aulas on-line. Quando você aprender, ofereça para fazer o mesmo por seu cliente. Dessa forma, ambos utilizarão a plataforma para se comunicar;

  • - Se você vende comida e não possui sistema para delivery, cadastre a sua empresa em aplicativos como ifood e happi para receber os pedidos. (atenção apenas às taxas cobradas para uso dos sistemas). Caso não queira pagar taxa, usa o whatsapp mesmo, funciona!

  • - Não possui entregadores? Usa o beedelivery, entregadores independentes deixarão os pedidos para você.